Studio Dialeto apresenta Manifesto Criativo na Câmara Municipal de Juiz de Fora

No dia 11 de Julho, o Instituto EPROS representado por Flávia David e o Studio Dialeto representado por Wanessa Dose Bittar, apresentaram em Tribuna Livre na Câmara Municipal de Juiz de Fora o resultado da Semana da Criatividade e Inovação na cidade. Esta que é um espaço de política pública proposto pelo vereador Vagner de Oliveira, por meio da Lei 14.476/2022. O objetivo desse evento é valorizar, incentivar e celebrar a criatividade e a inovação para o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável.

Neste contexto a organização composta por Wanessa Dose Bittar (Studio Dialeto), Eneas Pereira (Connecting Consultoria) e Rafael Rodrigues (UNINTER-JF), em parceria com a RECRIA JF (Rede Criativa de Juiz de Fora, @recria.jf) — decidiram que  seria uma oportunidade dar vida a um Manifesto Criativo para Juiz de Fora. A programação aconteceu entre os dias 25 e 27 de abril de 2024 com o espaço de um laboratório socioambiental que auxiliou na criação deste documento que já tem indicação de parceria do poder público local.

Acredita-se que a criatividade e a inovação quando alinhada a fundamentos claros e refletidos tem forças para sistematizar comunidades e transformar a maneira como os indivíduos se relacionam com o território através de suas ações.

Na abertura da Semana da Criatividade, o programa web Cidadania Sustentável que é uma parceria do Portal Vali Ali com o Studio Dialeto,  apresentou o case de  Rita de Sapucaí, MG / Vale da Eletrônico – com foco no  “Movimento Cidade Criativa, Cidade Feliz” esta foi uma das inspirações para idealização da Semana da Criatividade e Inovação de Juiz de Fora. Ou seja, ter como referência uma cidade que ocupa a sexta posição entre as dez cidades mais bem posicionadas na implementação de ações voltadas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável além de valorizar a cultura com um Festival de Tecnologia que movimenta todos os setores, trazendo prosperidade e muitos talentos para o território.

Assim, investiu-se na proposta do Manifesto Criativo para Juiz de Fora que poderá servir como um documento de orientação para indivíduos e a constituição de sistemas sociais em prol de causas e transformações nos setores privado, terceiro setor e público. Além de contribuir para a formulação de políticas públicas que impactam nossas vidas na cidade.

 

O Manifesto Criativo é um presente para Juiz de Fora!!! 

 

Esta declaração facilita a fundamentação de ações, a conexão causas e a criação de novas formas de agir em comunidade, respeitando aspectos como multiculturalismo, protagonismo feminino, diversidade geracional, economia da longevidade, cultura periférica, acessibilidade e tecnologia. Ao adotar a “ética do cuidado” em todos os detalhes de suas ações, retenções e atrações, é possível que a criatividade e inovação estejam a serviço de uma cidade mais gentil, justa e equânime — verdadeiramente diversa, altruísta e respeitosa.

A proposta é que cada indivíduo seja um protagonista nesta missão ao utilizar a cultura para enriquecer narrativas ambientais, o empreendedorismo como incentivador do protagonismo e a tecnologia para aprimorar seus métodos de realização, tanto individuais quanto coletivos que desenvolvam formas autênticas para realizar uma  Juiz de Fora, mais feliz e transformadora!

 

Apresentação na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Juiz de Fora

 

Confira o Manifesto Criativo aqui!

MANIFESTO- CIDADE FELIZ, CIDADE TRANSFORMADORA

 

Outras informações

https://www.studiodialeto.com.br/studio-dialeto-na-semana-da-criatividade-e-inovacao-de-juiz-de-fora-2024/

https://www.acessa.com/colunistas/flavia-david/2024/07/220462-manifesto-criativo-de-juiz-de-fora.html